Por que é feita a rotulagem de alimentos?

A rotulagem de alimentos é indispensável porque além de informar sobre as propriedades nutricionais do alimento, peso e prazo de validade, cria a identidade da marca.

É normal ouvirmos frases do tipo “Aquele macarrão do rótulo azul” ou “Aquela bolacha com a embalagem vermelha” como identificação de qual produto se está falando. 

Aquela embalagem bonita, aquele rótulo que chama a atenção não é mera formalidade. Eles seguem padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Anvisa, os rótulos devem conter o nome específico que indica a origem e as características do alimento, lista de ingredientes, peso líquido, identificação da origem com nome e endereço do fabricante, identificação do lote, prazo de validade, orientações sobre o preparo e uso do alimento e informações nutricionais.

A rotulagem de alimentos deve aliar todas as informações previstas em lei com o design da marca para impor a presença do produto no mercado, evitando que ele passe despercebido.